Quais são os fatores para uma termonebulização eficiente?

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
A ideia principal deste método de aplicação é suspender partículas muito pequenas de uma substância, neste caso, um desinfetante, em uma área determinada por um período prolongado.

Durante a evolução da produção animal, o nível de especialização em diferentes áreas, como biosseguridade, nutrição, genética e bem-estar animal, têm crescido de forma exponencial. Isso exige que os produtores e responsáveis pelas granjas utilizem ferramentas que facilitem o trabalho, alcançando os objetivos no menor tempo possível. A limpeza e desinfecção das instalações são excelentes exemplos disso. Com a grande quantidade de produtos e informações disponíveis no mercado, a necessidade de contar com ferramentas que maximizem os programas de limpeza e desinfecção se tornou uma constante em todos os sistemas produtivos, tornando equipamentos como bombas costais, lanças ou geradores de espuma, nebulizadores, pulverizadores e termonebulizadores indispensáveis nas granjas.

Para que serve a termonebulização?

A ideia principal deste método de aplicação é suspender partículas muito pequenas de uma substância, neste caso, um desinfetante, em uma área determinada por um período prolongado. Dessa forma, garantimos o tempo de contato necessário para eliminar patógenos, cobrindo cada espaço, canto e superfície dentro das instalações.

É de extrema importância entender o funcionamento desses equipamentos para usá-los no modo e momento corretos. Em primeiro lugar, como o nome indica, de acordo com Jesús Vazquez (2000), a pulverização termo-neumática é um processo combinado de pulverização e aquecimento para obter, a partir de uma substância líquida, gotículas de diâmetro muito pequeno. O fato de as gotículas formadas terem o tamanho de névoa é o que determinou que a técnica fosse chamada de termonebulização e os equipamentos de termonebulizadores (p.2).

Devemos ter claro que a solução desinfetante é adicionada no final do processo, de modo que os produtos compatíveis com essa aplicação não sofrem nenhum dano ou degradação, pois não passam pelo processo de combustão.

 

Por que o tamanho de gota é importante?

É fácil entender que uma partícula de menor tamanho permanecerá suspensa por mais tempo e, da mesma forma, cobrirá uma área maior. Isso é muito útil, pois desinfetaremos uma área maior com uma quantidade menor de solução e tempo. (Vazquez, 2000. Tabela 1).

A maioria dos equipamentos podem regular o tamanho de gota obtendo diâmetros de 1 a 50µm.

Em média, com um tamanho de gota de 8 a 10 µm, é possível alcançar tempos de contato de mais de 45 minutos, o que é de grande ajuda na prevenção de doenças que podem afetar a produção.

O que devemos considerar antes de adotar a termonebulização em nossos programas de desinfecção:

a) Devemos ter instalações que possam conter a névoa internamente (usando cortinas), pois em instalações totalmente abertas as correntes de ar dispersarão a névoa.

b) Conhecer o volume a ser tratado em metros cúbicos, pois disso dependerá o tamanho do equipamento que precisaremos. É importante contar com produtos de Baixo Volume (UL), no entanto, isso também depende dos desafios sanitários.

c) Pessoal com equipamento de proteção e capacitado para o uso correto e manutenção do equipamento, o qual não deve ser complicado.

d) Uso de produtos com indicação de termonebulização aprovada pelas autoridades locais.

É altamente recomendável não colocar o equipamento diretamente no chão e apenas introduzir na instalação ou curral a extremidade de onde sai a névoa, dessa forma não expomos o sistema mecânico à névoa e aumentamos a vida útil do equipamento.

Na Lanxess, somos conscientes da importância de oferecer soluções em biosseguridade, por isso temos produtos como o TH4+®, que é uma mistura sinérgica de quaternários de amônio de 5ª geração e glutaraldeído, o qual é quimicamente projetado para ser altamente versátil, pois possui diversos métodos de aplicação aprovados, permitindo-nos usá-lo diante de qualquer desafio que o processo de desinfecção apresente.

Considerando seu amplo espectro de ação, comprovada eficácia contra vírus, bactérias e fungos, sua alta estabilidade e compatibilidade com equipamentos de termonebulização, além de seu baixo volume necessário por metro cúbico a ser tratado, o TH4+® é uma excelente opção para desinfecção terminal por termonebulização.

Em caso de precisar de mais informações, por favor, entre em contato com o seu fornecedor local.

MVZ EPA Moisés Rodríguez Luna, Technical Marketing LATAM Norte, Caribe y Região Andina. Lanxess Biosecurity Solutions.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
ThíchBình luậnMục yêu thích của tôi

Chào mừng tới 333

Kết nối, chia sẻ và tương tác với cộng đồng chuyên gia lớn nhất trong ngành chăn nuôi heo.

Chúc mừng 143057 Người dùng trên 333

Đăng kýĐã là thành viên?
Tài khoản được đề xuất
Ngân  Thảo

Ngân Thảo

Thú y - Việt Nam
Máy pha thuốc Mixtron  -Italy
Khác - Việt Nam
VIETSTOCK EXPO & FORUM
Công ty - Việt Nam
Boehringer Ingelheim Animal Health
Công ty - Đức
Elanco Animal Health Vietnam
Công ty - Việt Nam